segunda-feira, 15 de outubro de 2012

O leão e o gato

  Há muito tempo, na época em que os animais ainda falavam, aconteceu uma história, em que um gato, simples gato, conseguiu poupar sua vida e vencer um leão.
  Mas como? Podem até perguntar! O que acontece é que todos podem ter certeza que a força bruta sempre será vencida pela força da razão, e eu vou provar pra vocês.
  O gato estava passeando calmamente pela floresta, fazendo o que, eu não sei, e de repente se depara com um leão, bem magro e faminto... Ele estava decidido a comer o gatinho... "Ai meu Deus", pensou o gato, "o que eu vou fazer?!"
  Continuou andando como se nada tivesse acontecendo, mas eis que de repente:
  - Não corra, gatinho! Não corra, porque eu vou te comer!!! - esbravejou o leão.
  O gato parou na mesma hora. O leão olhou curioso, admirado por ele ter obedecido, ficou sem reação e o gato falou:
  - Tudo bem, eu paro! Quer me comer? Então coma... Mas, se você me comer, você não vai saber o que eu sei...
  Na verdade, o gato não sabia de nada, era apenas um blefe.
  - E o que você sabe? Fale! Eu posso te bater, torturar e ainda te como! - gritou o leão.
  - Você me bate, eu perco os dentes, logo, não poderei falar. De qualquer forma, você vai continuar curioso, posso até morrer, mas terei os meus cinco minutos de satisfação antes de morrer!
  - Tá bom! Você vive e me conta o que sabe!
  - Tudo bem! Só se você prometer que não me come depois! - negociou o gato.
  - Ok! Tem a minha palavra!
  - Tem que me prometer também que vai me deixar contar, só amanhã!
  - TÁ ME FAZENDO PERDER A PACIÊNCIA!!!!!! - já começou a xingar o leão.
  - Calma, calma, leãozinho lindo! Amanhã te conto tudo...
  E saiu ligeiro correndo pela floresta.
  O gato estava perdido, não sabia o que contar para o leão, e se o leão o achasse e ele não tivesse nada para contar, ele estava morto!
  Pesquisou, pesquisou, pesquisou e em um livro ele acabou achando que tanto o gato quanto o leão são da mesma família, comprovado e provado pela ciência!
  No outro dia, o leão foi procurar o gato, e este, já apareceu falando:
  - Primo querido!!! Você não seria capaz de comer alguém da sua própria família, não é?! Pois é isso mesmo, somos parentes, e você tem que cuidar de mim e não me comer!
  Para sorte do gato, o leão sabia ler, e não adiantava toda a sua força, a esperteza do gato o vencera. Como seu apego pela família sempre falou mais alto, mesmo que recém descoberto, o leão passara a proteger o seu primo gato, e hoje, dizem que o leão até se encontra mais forte, uniu sua força à esperteza de seu primo, e agora se alimenta melhor.

P.S. Fábula escrita durante uma aula que ministro para ilustrar para os alunos como deveria ser feito!
  

Nenhum comentário:

O Retrato

  Era um olhar encantador.   Uma candura na forma de rosto de menina, de mulher, que conseguia esconder bem, todos os seus segredos. Era ...